CABO VERDE

quinta-feira, 3 de maio de 2012

terça-feira, 1 de maio de 2012

A Diva dos pés Descalços!!!


A DIVA

Cesária Évora (Mindelo27 de Agosto de 1941 — Mindelo, 17 de Dezembro de 2011) foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também foi por vezes apelidada "rainha da morna". Era conhecida como a diva dos pés descalços.


Em 2004 conquistou um prémio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel.
Em setembro de 2011, depois de cancelar um conjunto de concertos por se encontrar muito debilitada, a editora, Lusafrica, anunciou que a cantora pôs um ponto final na longa carreira.
Morreu no dia 17 de dezembro de 2011, com 70 anos.
"Cabo Verde ficou em luto"

quinta-feira, 26 de abril de 2012

asanto Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, e segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano, pelo que o seu extremo oeste é considerado o ponto mais ocidental de África. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente.
 

São vicente


Cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente - Cabo Verde

A Ilha de São Vicente do arquipélago de Cabo Verde foi descoberta no dia 22 de Janeiro de 1462. Recebeu o nome que tem porque 22 de Janeiro é dia de São Vicente.

Passados 40 anos, em 1502, os portugueses descobrem mais uma ilha, desta vez no Brasil, no litoral do estado de São Paulo. Que nome lhe dar? São Vicente, pois claro.

Vicente de Saragoça, ou São Vicente de Fora, foi martirizado no século IV, em Valência. Era diácono. É o padroeiro da Diocese do Algarve e do Patriarcado de Lisboa.

Santa Luzia







 Santa Luzia é uma ilha do grupo de Barlavento do arquipélago de Cabo Verde. Actualmente desabitada, a ilha já albergou uma pequena comunidade de agricultores no século XVIII
Curiosamente, embora várias ilhas de Cabo Verde tenham nomes de santos (a maior parte correspondentes ao dia em que foram descobertas), Santa Luzia é a única que tem nome de uma santa.

São Nicolau

 


A ilha de São Nicolau é uma das ilhas do Barlavento de Cabo Verde. É uma ilha montanhosa com uma economia fundamentalmente agrícola, mas está sujeita a secas. Povoada pela primeira vez no século XVI, é conhecida pelas suas montanhas e pela principal vila, Ribeira Brava, há muito a sede da diocese de Cabo Verde. A sua outra vila é o porto do Tarrafal.

Sal


Sal é uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde e concelho do mesmo nome. É uma das menores ilhas habitadas, estendendo-se por 30 km de comprimento e 12 km de largura, no sentido leste-oeste e distante cerca de 50 km em linha reta da Boa Vista, sua mais próxima vizinha.
O concelho do Sal é constituído apenas por uma freguesia: Nossa Senhora das Dores



cachupa!!!

Agora um te txa bzot k es receita de cachupa comida di nox terra um ta espera k bzot ta goxta e aprecia
Preparaçâo : Coloca-se numa panela a carne em pedaços, o bacon, um pé de porco e os chouriços, pimenta, sal ou caldo de carne. Na panela de pressâo coloca-se, durante meia hora, os grâos de milho e os feijôes cobertos com água, uma cebola, um fio de azeite, uma folha de louro e sal. Depois, numa panela maior, colocam-se os feijoes com o milho, cobre-se com agua e póe-se no lume a ferver. Acrescenta-se entâo a carne marinada. Quando tudo está quase cozido, acrescentam-se as batatas e a couve. Terminado a cozedura, deixa-se repousar por alguns minutos e está pronto para ser servido. A cachupa, que deve ficar um pouco líquida, é prato único.

Bom apetite depox bzot dzem se el tava sabe sebim!!!

Ingredientos  :

  4 xícaras de milho batido 
200 gr de feijâo 
200 gr de carne bovina
300 gr de pés de porco
200 gr de bacon  
  2 batatas grandes 
  4 chouriços  
  2 mandiocas 
  2 batatas doces 
200 gr de couve 
  2 cebolas  
  2 folhas de louro
  2 dentes de alho 
    azeite a gosto
    sal e pimenta q. b.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Morna nox musica

A morna é um género musical e de dança de Cabo verde . Tradicionalmente tocada com instrumentos acústicos, a morna reflecte a realidade insular do povo de Cabo Verde, o romantismo intoxicante dos seus trovadores e o amor à terra (ter de partir e querer ficar).
Nos últimos anos, a morna foi levada a ser conhecida internacionalmente por vários artistas, nomeadamente em França e nos Estados Unidos , sendo a mais famosa Cesária Évora . O timbre da voz desta diva tem conquistado e alargado o público da morna, de Cabo Verde até o Olympia, passando pelo Carnegie Hall, pelo Hollywood Bowll e pelo Canecão.
A morna é o género musical que mais identifica o povo cabo-verdiano. Trata-se verdadeiramente de um símbolo nacional, do mesmo modo que o tangoo é para a Argentina, a rumba para Cuba, o fado para Portugal, etc. Alguns géneros musicais de Cabo Verde podem ser mais ou menos apreciados pelos nativos conforme a idade do ouvinte, a época, a ilha de origem, o gosto pessoal, mas a morna é o único género que consegue ser largamente transversal a todos os grupos etários, cronologicamente, geograficamente, etc.
É também o único género que sempre gozou de mais prestígio e de um carácter mais «nobre» em Cabo Verde.
Deixo voçes com essa morna com a nossa Diva dos Pés descalços espero que gostem.
 

vou deixar alguns pontos turistiscos se Cabo Verde

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cabo Verde foi descoberto pelos portugueses no ano de 1460. Há quem diga que povos Árabes já haviam estado nas ilhas a procura de sal que, na época, era considerada uma especiaria, mas não existem documentos que comprovem que foram os primeiros a chegarem às ilhas. A primeira ilha descoberta foi a ilha de Boa Vista, nome dado pelos portugueses em conseqüência do longo tempo que permaneceram no mar, sem nenhuma referência de terra. Em seguida, foram chegando às outras ilhas, cujos nomes são de santos correspondentes aos dias nos quais aportaram. Assim eles chamaram Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Santiago. A ilha do Sal assim foi denominada por causa das grandes salinas existentes. A ilha de Maio por que chegaram no Mês de Maio; Fogo, por ter um vulcão, que se supõe estar em atividade, no momento da chegada dos descobridores. A ilha Brava, assim foi denominada, por causa do aspecto, um tanto quanto hostil. Como o arquipélago era desabitado, os portugueses deram início ao povoamento. Foi povoado por arquipélagos nativos da costa ocidental da África, genoveses e portugueses.

Por ocupar uma situação privilegiada, na encruzilhada entre os três continentes, Europa, América e África, Cabo Verde foi um entreposto importante para os portugueses no chamado tráfico negreiro. Os escravos eram capturados, e levados para o arquipélago de onde seguiam mais tarde para trabalhar nas produções de cana-de-açúcar, café e algodão no Brasil e nas Antilhas.

Em Cabo Verde, foi erigida a primeira cidade construída por europeus nas colônias, a cidade de Ribeira Grande. Ficou ativa por mais de três séculos, antes que a capital fosse transferida para cidade de Praia, capital de Cabo Verde dos nossos dias.

O país tornou-se soberano nos anos setenta, mais propriamente no ano de 1975, após mais de uma década de luta armada nas selvas da Guiné Bissau. O período pós - independência foi governado por um regime de partido único que esteve no poder até 1991, ano em que o país optou pelo regime mutipartidário. A população era em 1991 de 350 mil habitantes, sendo as ilhas de Santiago, Santo Antão e São Vicente as de maior número de habitantes. Hoje a população de Cabo Verde é de 400 mil habitantes, repartidos pelas 10 ilhas. Agrupam-se em dois conjuntos definidos pela sua posição em relação aos ventos predominantes, o de Barlavento (Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, S. Nicolau, Sal, Boa Vista e os ilhéus de Branco e Raso) e o de Sotavento (Maio, Santiago, Fogo, Brava e os ilhéus Secos ou do Rombo).